MASSAGEM INFANTIL para bebé e criança - SHANTALA
O que é?
Massagem milenar transportada pelos tempos, com origem no Sul da Índia.
O nome SHANTALA surge associado à massagem infantil e popularizada no mundo ocidental pelo médico obstetra francês Frédérick Leboyer. Durante a sua estadia de trabalho em Calcutá, em 1976, observou uma jovem mãe, paralítica, com o seu filho sobre as pernas, massajando-o. Essa terá permitido que a observasse e fotografasse enquanto massajava o filho. Leboyer baptizou a sequência de movimentos com o nome dessa mulher, Shantala.
Leboyer verificou que as crianças que eram massajadas assiduamente pelas suas mães eram mais felizes, tranquilas e nutridas, apesar dos contextos de miséria. As mães ostentavam um ar harmonioso, calmo e carinhoso.
Objectivo Principal: Promover uma melhor comunicação e interacção entre mãe e filho, fortalecendo o vínculo afectivo e desvendando linguagem não verbal mútua.
Essência da SHANTALA: Intensa e sentida transferência de amor, através do toque, de forma serena, amorosa, rítmica e precisa.
“Para um bebé, ser-se massajado é como ser alimentado.” “A criança resiste à ausência e muitas outras coisas, desde que exista o toque amoroso.” Frédérick Leboyer (médico), in: “Shantala”
Principais Benefícios:
- Fundamentalmente o equilíbrio fisco, emocional e energético;
- Ajuda a formação do vínculo afectivo;
-Maior confiança, auto-estima, auto-conhecimento, segurança e sensibilidade;
- Conserva a saúde e o bem estar do bebé/criança em vários níveis: -» alivia cólicas e prisão de ventre; -» modera o choro; -» alivia insónias e melhora padrões de sono e de rotina do sono; -» melhora a circulação sanguínea e linfática; -» modera a agitação excessiva;
- Contribui no processo formativo da dentição;
- Fomenta a comunicação e aptidões sociais da criança.
- Fortalecimento do sistema imunitário (defesas do bebé contra doenças).
* Proporciona uma enorme interacção e grande troca de afectos. Para o bebé o toque relembra-lhe os movimentos intra-uterinos onde o líquido amniótico o envolvia, fazendo-o sentir-se seguro e protegido.
* Para os pais são momentos únicos e preciosos onde pode conversar, brincar e conhecer melhor o seu filho, aumentando a segurança.
Particularmente Importante:
- Bebés prematuros, com baixo peso;
- Bebés e crianças com necessidades especiais;
- Bebés e crianças com necessidades afectivas e défices de comunicação e interacção. (Aplicada inclusive em hospitais americanos e alguns europeus a prematuros. Aconselhada por médicos pediatras, psiquiatras, enfermeiros, psicólogos e fisioterapeutas.)
Idades Recomendadas: Pode ser aplicada desde o nascimento, contudo para não expor o recémnascido a agressões externas, o mais indicado é: Bebés de 1 (um) mês até aos 5 (cinco) anos de idade.
A quem se destina a técnica da massagem SHANTALA?
Mães, pais, grávidas ou casal à espera de um bebé, e todos os que tenham ao seu cuidado um bebé ou criança pequena, como avós educadores, amas, que reconheçam a massagem como meio de toque ideal no desenvolvimento psico-motor e equilíbrio. Cuidadores responsáveis por crianças com necessidades educativas especiais.
É primordial que esteja disponível a dar amor e à troca de afectos, para além da transferência de todos os outros benefícios.
O que trazer para a formação:
Material obrigatório: Roupa confortável; Meias; Toalha/manta para deitar e cobrir o bebé/criança; Brinquedos familiares ao bebé/criança.
Disponibilizo: Colchões individuais; Bonecos de treino; Óleo vegetal; Manual de formação.
Duração: 4h Teóricas + 1,5h prática (opcional)
--
Formação Ministrado por Ana Cláudia Domingos:
- Enfermeira - com larga experiência na área da saúde infantil; Acreditada Oficialmente pela UNICEF no Aconselhamento em Aleitamento Materno;
- Formadora na Preparação para o Parto e Maternidade;
- Certificada em Massagem Infantil SHANTALA, » Instituto de Medicina Tradicional (IMT), Lisboa; » Acreditado por: - CF/FMNC – Conselho Federativo / Federação das Medicinas Não Convencionais: - ANAFIS – Associação Nacional de Terapeutas de Recuperação, Massoterapeutas e Auxiliares de Fisioterapia.